Obras a óleo

Índice de quadros a óleo.

Lista das reproduções de arte que colocamos à venda na loja. Quadros a óleo dos pintores mais famosos da história.

Consulte a qualidade das nossas réplicas de quadros


História das pinturas a óleo

Temos notícia do uso de pinturas a óleo como recurso artístico desde o século 6 d C., embora naquela época não se empregassem as tintas de maneira artística como o fazemos hoje em dia. As primeiras pituras a óleo datam do ano de 650 d. C., são superfícies pintadas em objetos semelhantes a escudos, encontrados no Afeganistão e usados antigamente em torneios. Os estudos mostram que se empregava a base oleosa nestes objetos porque dava maior durabilidade ante o uso muito desgastante que eles sofriam. Naquela época ainda não se conheciam as qualidades do óleo como material artístico, e mais, suas propriedades de secagem lenta eram vistas como uma desvantagem.


Uso do óleo em quadros

No século XII o monje Teófilo Presbítero criou as primeiras receitas que detalhavam a preparação de pinturas com base oleosa, embora o desenvolvimento mais acelerado deste material não se deu até o Renascimento, no século XV. O pintor Jan van Eyck, em particular, foi o pioneiro em desenvolver fórmulas modernas de óleos para realizar seus quadros.


Origem da embalagem de tubo para pinturas a óleo

A embalagem de tubo de estanho ou chumbo em que embalamos os quadros a óleo, hoje em dia, foi criada em 1841. Esta embalagem substituia as usadas anteriormente: bexigas de cerdo e seringas de vidro. Seu uso se espalhou com rapidez e assim o tubo se tornou um meio muito mais prático e durável para guardar os finos pigmentos.



Quadros de Monet

Óleos de Van Gogh

Óleos de Klimt

Síga-nos: