Georges Pierre Seurat
Nome de nascimento: | Georges Pierre Seurat |
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Nome artístico: | Seurat. |
Nacionalidade: | França |
Ano de nascimento: | 1859, Paris. |
Ano de falecimento: | 1891, Paris. |
Estilos: | Pós-Impressionismo, Pontilhismo, Arte Moderna |
É um dos fundadores do Pós-Impressionismo, inventor do pontilhismo e precursor das técnicas de impressão a cores modernas. Suas obras mais destacadas foram realizadas pintando milhares de pontos de cores puras, que de acordo com sua distribuição formam na retina do espectador as diferentes cores e figuras.
Quadros de Seurat
Em seu estilo, é evidente a influência neoclássica de sua escola, patente no aspecto muitas vezes escultural e pétreo de seus personagens. Seus quadros são facilmente identificáveis à primeira vista, na maioria, ele não só criou uma técnica, mas também uma estética nova.
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"Tarde de domingo na ilha de la Grande Jatte"Autor: SeuratEstilo: PontilhismoTítulo original: Un dimanche après-midi à l'Ile de la Grande JatteTítulo (inglês): A Sunday Afternoon on the Island of La Grande JatteTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: cerca de 1884Localização: Instituto de Arte de Chicago.A obra pontilhista mais célebre do artista. Trata-se de uma paisagem de verão nas imediações de Asnieres em Paris. Local onde as classes trabalhadoras frequentavam, que não podiam se permitir deslocamentos para litorais mais luxuosos.
Pintada ponto a ponto, é considerada o exemplo mais puro do pontilhismo francês. Está impregnada das características mais distintivas de Seurat, como: combinação de cores vibrantes e grande quantidade de luz fria.
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"Um banho em Asnieres"Autor: SeuratEstilo: PontilhismoTítulo original: Une baignade à AsnièresTítulo (inglês): Bathers at AsnièresTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1884Localização: The National Gallery, LondresAssim como a obra anterior, apresenta uma paisagem luminosa, no mesmo ambiente e executada com a mesma técnica pontilhista.
Embora hoje seja considerada uma peça chave do impressionismo, seu aspecto um pouco Naíf, fez com que não fosse aceita pelos críticos da época. Rejeitada para exposição em uma das principais galerias da época: O Salão de Paris.
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"O canal de Gravelinas, Petit Fort Philippe"Autor: SeuratEstilo: PontilhistaTítulo (inglês): The Channel of Gravelines, Petit Fort PhilippeTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1890Localização: Museu de Arte de IndianápolisPintado na época mais tardia do artista. Demonstra uma virada estética cheia de frescor, em direção a um novo estilo emergente, do qual é considerado um dos fundadores: o pós-impressionismo.
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"O circo"Autor: SeuratEstilo: PontilhismoGênero: CostumbrismoTítulo original: CirqueTítulo (inglês): The CircusTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1891Localização: Museu de Orsay, ParisA alegria é um dos estados de ânimo que o artista transmite permanentemente, através da cor e dos motivos. Nesta obra ele a leva ao seu máximo: cores claras, vibrantes e figuras que parecem sorrir.
O dinamismo da composição é notável, a parte do cenário gira como um turbilhão em contraposição à tranquilidade das arquibancadas e do público.
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"O farol de Honfleur"Autor: SeuratEstilo: Pontilhismo, ModernismoTítulo (inglês): The Lighthouse at HonfleurTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 66,7 x 81,9 cmAno: 1886Localização: National Gallery of Art, Washington.O artista confirma sua proposta técnica de construção cromática por pontos, esta obra e outras semelhantes lhe valeram o "título" de inventor do Pontilhismo e do Divisionismo, consistindo em oferecer as diferentes cores, por meio de pequenos pontos de cores primárias, sem misturar. Uma técnica semelhante à que hoje em dia está mais que difundida, na impressão de gigantografias por pontos: amarelo, azul ciano e magenta.
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"As Modelos"Autor: SeuratEstilo: Pós-ImpressionismoTítulo original: Les PoseusesTítulo (inglês): The ModelsTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 200 x 249,9 cmAno: cerca de 1885Localização: Barnes Foundation, Filadélfia, EUA.Esta é uma das obras mais calorosas realizadas pelo artista, raramente retratou anatomias humanas de forma tão detalhada, especialmente nus. Uma das motivações desta pintura era demonstrar aos críticos que a técnica do pontilhismo era capaz de gerar figuras com "alma", já que havia sido criticado como um pintor frio e muito estático.
Atrás da modelo, pode-se ver a obra do próprio Seurat:
"Tarde de domingo na ilha de la Grande Jatte". -
"Os Trabalhadores"Autor: SeuratEstilo: ImpressionismoTítulo (inglês): The LaborersTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1883Localização: National Gallery of Art, Washington, EUA.Obra pouco conhecida, mas não menos importante no catálogo do pintor, pois é um dos melhores exemplos de sua técnica com pinceladas grossas, muito mais próxima do impressionismo tradicional. Ainda assim, nota-se uma extraordinária riqueza de cor, contrastes vibrantes e matizes muito vivos.
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"Mulher Jovem Empoeirando-se"Autor: SeuratEstilo: Pontilhismo ModernoTítulo original: Jeune femme se poudrantTítulo (inglês): Young Woman Powdering HerselfTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 95,5 x 79,5 cmAno: 1890Localização: Courtauld Gallery, Londres.A modelo deste retrato é a senhorita Madeleine Knobloch, que tinha um relacionamento sentimental com o próprio Pintor. As figuras e formas exalam voluptuosidade, alegria e loucura; revelam o enamoramento do artista, a mesinha e uma janela ridiculamente pequenas, as cores vivas e graciosas. A figura da personagem principal tem um halo imponente, divertido e muito feminino.
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"Paisagem em Port-en-Bessin, Normandia"Autor: SeuratEstilo: PontilhismoTítulo (inglês): Seascape at Port-en-Bessin, NormandyTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 65,1 x 80,9 cmAno: 1888Localização: National Gallery of Art, Washington, EUA.Paisagem marítima da costa francesa, a oeste de Paris. Mostra um penhasco verde, um céu quente e ao fundo o mar com um pequeno farol.
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"Port-en-Bessin, entrada para o porto"Autor: SeuratEstilo: Pós-ImpressionismoTítulo (inglês): Port-en-Bessin, Entrada para o PortoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1888Localização: Museu MoMA, Nova Iorque.Paisagem da praia normanda, mostra um pedaço de costa com areia e grama, que emerge de baixo e ocupa quase metade do quadro, sobre ela aparece a água rasa, cristalina e com manchas escuras; 2 veleiros dentro do ancoradouro, 5 na média distância e pelo menos 12 em alto mar.
Cores luminosas e um caráter muito tranquilo; ambas características próprias das obras que Seurat pintava em suas viagens ao litoral.
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"A Torre Eiffel"Autor: SeuratEstilo: PontilhismoTítulo original: La Tour EiffelTítulo (inglês): The Eiffel TowerTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 24,1 cm x 15,2 cmAno: cerca de 1889Localização: Museu de Belas Artes de São Francisco, EUA.Obra de pequenas dimensões da Torre Eiffel prestes a ser concluída, denota a admiração do artista pelo grande monumento metálico. Ao contrário dos impressionistas mais puristas, muitos deles rejeitavam a nova estética arquitetônica.
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"Vista de Fort-Samson"Autor: SeuratEstilo: Pós-ImpressionismoGênero: PaisagemTítulo (inglês): Vista de Fort SamsonTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaDimensões da tela: 65 x 81,5 cmAno: 1885Localização: Museu do Hermitage, São Petersburgo.Local acessível apenas a pé, na comuna francesa de Grandcamp-Maisy, onde o artista passou suas férias naquele ano
Mostra um ambiente cru e rural, solo seco e ar fresco. As tonalidades frias e quentes se contrapõem, criando um ambiente ensolarado e fresco.
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