Ticiano
Nome de nascimento: | Ticiano Vecelli (ou Vecellio). |
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Nome artístico: | Ticiano. |
Nacionalidade: | Itália |
Ano de nascimento: | Cerca de 1490, Pieve di Cadore, Vêneto, Itália. |
Ano de morte: | 1576, Veneza. |
Período: | Alto Renascimento italiano |
Estilos: | Renascentista, Maneirismo, Escola veneziana |
Conhecido pela sua pincelada decidida, enérgica e muito expressiva, o pintor renascentista Ticiano Vecellio, também chamado apenas de "Ticiano", foi o membro mais destacado da escola veneziana. Manejava como ninguém as composições assimétricas e sem hierarquia. Muitos dos alicerces do seu estilo foram esculpidos a partir das ideias do grande mestre Giovanni Bellini, após sua morte, Ticiano as evoluiu e continuou modernizando durante toda a sua vida.
Quadros de Ticiano
Há muitos casos na história, onde os pintores são reconhecidos postumamente, Ticiano não é o caso, pelo contrário, foi qualificado por seus próprios colegas como um grande mestre. Polivalente em sua perícia para diferentes gêneros e temáticas: retrato, paisagem, altar, pintura histórica, cenas bíblicas, alegoria, mitologia, naturalismo, etc.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1570Localizada em: The National Gallery, LondresEstilo: RenascimentoTítulo original: Allegoria della PrudenzaTítulo (inglês): Allegory of PrudenceTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaObra conceitual cheia de simbologia, onde o autor quer destacar sua ideia sobre as idades do homem e suas características.
Não existe uma interpretação oficial nem única entre os especialistas, mas todos concordam que se exalta a figura do homem em seu ponto de maturidade, já que dos três representados é o único que olha para o presente e tem a virtude da prudência.
Tecnicamente esta alegoria é um retrato de 3 pessoas mais 3 animais, as figuras e iluminação são realistas.
Na parte superior lêem-se três frases:
"EX PRAETERITO", "PRAESENS PRUDENTER AGIT" e "NE FUTURA ACTIONẼ DETURPET".
Significam respectivamente:
"Do passado", "Prudência no presente" e "Não arruinar os atos do futuro". -
Autor: TicianoAno: cerca de 1514Localizada em: Galeria Borghese, Roma.Estilo: ManeirismoTítulo original: Amor sacro e Amor profanoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaComposição de temática mitológica, objeto de numerosas interpretações, muitas vezes contraditórias. Os elementos simbólicos incluídos são: fonte com entalhe (no centro), 2 lebres, Cupido (figura infantil central), construção fortificada (esquerda), igreja (direita).
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Autor: TicianoAno: cerca de 1518Localizado em: Basílica de Santa Maria dei Frari, Veneza.Estilo: RenascimentoGênero: AlegoriaTítulo original: AssuntaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: Tábua de madeiraTrata-se do maior óleo que há e que houve na cidade de Veneza até hoje, permanece no mesmo local original, onde foi pintado. Em grande parte, esta obra foi responsável por catapultar a fama de Ticiano na área, embora não sem polêmica, já que muitos próximos à congregação tinham sérias dúvidas sobre a qualidade da pintura.
Retábulo alegórico que mostra a assunção da Virgem Maria, isto é, o momento em que foi levada por Deus ao céu, em carne e osso, como descreve a tradição cristã. Considera-se obra modelo do estilo renascentista italiano.
Na camada inferior, os apóstolos simbolizam aqueles que ainda vivem no mundo e clamam ao céu pela intercessão dela. A figura central da Virgem, caminhando sobre as nuvens, aparece totalmente rodeada de anjinhos e querubins. Na parte superior aparece Deus Pai, iluminado e olhando para baixo, ao lado de dois anjos.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1520Localizado em: The National Gallery, LondresEstilo: ManeirismoTema: Mitologia gregaTítulo original: Baco e AriadnaTítulo (inglês): Bacchus and AriadneTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEste quadro de temática mitológica foi um dos encomendados originalmente pelo duque Alfonso I de Este a Rafael Sanzio, que morreu tendo apenas começado. O propósito da obra foi decorar uma estância de uma das residências do Duque.
Descreve um episódio literário, onde o deus Baco (ou Dionísio), desce do carro para atrair a bela filha de reis Ariadna.
Aqui, Ticiano demonstra sua superlativa habilidade como anatomista, ao desenhar as mais heterogêneas criaturas, humanas, semi-humanas e animais.
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Autor: TicianoAno: 1565Localizado em: Museu do PradoEstilo: ManeirismoTítulo original: DanaeTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaTrata-se de um retrato de Danae, personagem da mitologia grega, em uma cena amplamente tratada pelo artista ao longo de sua carreira.
Esta cópia em particular foi adquirida pelo próprio Diego Velázquez, que era um admirador público de Ticiano e o considerava um de seus principais referentes pictóricos.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1542Localizado em: Basílica de Santa Maria da Saúde, Veneza.Estilo: ManeirismoTítulo original: Davide e GoliaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEsta é uma das três obras que Ticiano pintou para instalar no teto da basílica. As outras duas mostram "Caim e Abel" e "O Sacrifício de Isaac".
Num incêndio em 2010, sofreu danos pela água despejada nas operações de extinção, mas foi quase totalmente recuperado.
O ponto de vista da cena é de baixo para cima, dando maior destaque ao céu e ao raio de luz que aparece entre as nuvens. A iconografia utilizada é muito incomum nesta cena bíblica, pois mostra David rezando ao céu, depois de ter derrotado o gigante.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1514Período: Alto RenascimentoTítulo em inglês: Cristo e Maria Madalena (Noli me tangere)Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaPertence ao período mais precoce do artista, fortemente impregnado da mais pura escola veneziana. Mostra a passagem bíblica muitas vezes pintada, onde Maria Madalena quer agarrar-se ao Senhor ao vê-lo ressuscitado, ao que ele diz:
"Não me toques, pois ainda não subi ao Pai. Vai e anuncia aos meus irmãos..." -
Autor: TicianoAno: cerca de 1560Localizado em: Museu J. Paul Getty, Califórnia.Estilo: Alto RenascimentoTítulo em inglês: A Penitente MadalenaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEsta é uma das pelo menos 7 versões muito semelhantes nas quais Ticiano retratou o mesmo personagem bíblico. Durante a Contra-Reforma, quando a Igreja Católica experimentava um de seus maiores cismas após o surgimento do protestantismo. Com imagens como esta, buscava-se exaltar as origens e tradições do catolicismo.
Esta versão em particular foi usada pelo artista como modelo para as outras, estudos com raios-X revelaram a grande quantidade de mudanças que ela tem, o que indica que foi preservada e retocada ao longo de vários anos.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1575Localizado em: Galeria da Academia de Veneza.Estilo: RenascimentoTítulo original: PietàTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaTrata-se da última pintura conhecida feita por Ticiano, que após sua morte foi finalizada por seu discípulo apelidado Palma o Jovem.
Apresenta uma cena imaginária de 5 personagens bíblicos em um ambiente arquitetônico ao estilo romano. Os personagens descrevem um perfeito triângulo de Kepler, ascendendo da esquerda para a direita: Moisés, Maria Madalena, A Virgem Maria, Jesus e Nicodemos.
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Autor: TicianoAno: cerca de 1547Localizado em: Galeria Nacional de Arte (NGA), Washington, D.C., EUAEstilo: Alto RenascimentoTítulo (inglês): Saint John the Evangelist on PatmosTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaObra de grande porte para ser exibida no alto, destaca pela pincelada decidida nas figuras e difusa no fundo, características do artista.
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Autor: TicianoAno: 1555Localizada em: Galeria Nacional de Arte (NGA), Washington, D.C., EUAEstilo: Alto RenascimentoTítulo original: Venere allo specchioTítulo (inglês): Venus with a MirrorTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaO artista realizou este mesmo tema várias vezes durante sua carreira, considerando-se esta versão como a mais completa. Mostra uma cena da mitologia romana, onde a deusa Vênus (do amor e da beleza) se admira a si mesma em um ambiente palaciano, auxiliada por um par de anjos, um deles prestes a colocar uma coroa, enquanto o outro segura o espelho.
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Autor: TicianoAno: 1538Localizada em: Galeria Uffizi, Florença.Estilo: ManeirismoTambém conhecida como: Vênus do cachorrinhoTítulo original: Venere di UrbinoTítulo (inglês): Venus of UrbinoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEsta obra debate-se entre a realidade e a mitologia. Ao contrário do que sugere o título, a donzela protagonista é na verdade uma pessoa de carne e osso, como simboliza o cão que está acocorado a seus pés. No fundo, vêem-se duas criadas em um ambiente no limite do idílico.
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Pintores famosos relacionados:
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