Quadros de Velázquez
Atualmente, existem cerca de 130 quadros com autoria confirmada de Diego Velázquez, e aqui apresentamos os 22 mais importantes.
1. As meninas
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Las meninas |
| Título em ingles: | Las Meninas |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1656 |
| Gênero: | Cena de época |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
As Meninas (1656) é a obra-prima indiscutível de Velázquez e uma das composições mais analisadas e admiradas de toda a história da arte ocidental. Pintada durante seu período como pintor da corte de Filipe IV, esta obra monumental oferece uma reflexão complexa sobre a representação, o poder e o olhar. A figura central é a infanta Margarida Teresa da Áustria, rodeada por suas damas de honra, conhecidas como “meninas”, além de bobos, um mastim e o próprio artista, que se autorretrata trabalhando diante do espectador.
Continuar a ler2. O Triunfo de Baco
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | El triunfo de Baco |
| Título em ingles: | The Feast of Bacchus |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1628 |
| Tema: | Mitologia clássica |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
O Triunfo de Baco (1628–1629), também conhecido como “Os bêbados”, é uma obra fundamental na evolução técnica de Velázquez. Nela, o artista demonstra um domínio extraordinário do claro-escuro e da modulação luminosa: uma luz lateral modela os volumes com sutileza, destaca o corpo de Baco e cria uma atmosfera quente onde tons ocres, terrosos e cinzentos se equilibram com acentos rosados e dourados. A pincelada, ainda contida mas vibrante, combina precisão anatômica e naturalismo óptico, antecipando a maturidade estilística do pintor.
Continuar a ler3. As fiandeiras
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Las hilanderas o la fábula de Aracne |
| Título em ingles: | The Spinners, or the Fable of Arachne |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1657 |
| Tema: | Cena literária |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
A Fábula de Aracne (cerca de 1657), também conhecida como "As fiandeiras", é uma das composições mais ambiciosas e enigmáticas de Velázquez. Considerada, junto com As Meninas, como o auge de sua arte, esta obra combina virtuosismo técnico, complexidade espacial e profundidade intelectual. Sua estrutura cenográfica, articulada em dois planos de ação, revela um domínio excepcional da luz, do movimento e da perspectiva atmosférica.
Continuar a ler4. Adoração dos Magos
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Adoração dos Reis Magos |
| Título em ingles: | The Adoration of the Magi |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1619 |
| Tema: | Passagem bíblica |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Em A Adoração dos Magos, Velázquez retrata com naturalidade o momento em que os três reis do Oriente oferecem seus dons ao Menino Jesus. A cena acontece em um ambiente simples, sem artifícios, onde a luz destaca o encontro entre as figuras e cria uma atmosfera de calma e recolhimento. A disposição das personagens forma um círculo visual que conduz o olhar para o menino, verdadeiro centro da composição.
Continuar a ler5. O bobo Sebastián de Morra
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | El bufón el Primo |
| Título em ingles: | Portrait of Sebastián de Morra |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1644 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Também conhecido pelo seu nome original em espanhol "El bufón el Primo".
Durante sua carreira, Velázquez produziu numerosos retratos de anões bufões; este é considerado o trabalho mais notável sobre o tema. As características técnicas, cores, iluminação e descrição anatómica são quase perfeitas.
Outro famoso retrato de anão por Velázquez é o menino de Vallecas.
6. Cabeça de um apóstolo
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Cabeça de um apóstolo |
| Título em ingles: | Apostle’s Head |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1620 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Este retrato apresenta um notável uso de claroscuro, exibindo o rosto de um apóstolo. Não se sabe exatamente qual figura bíblica representa, mas sabe-se que não é nem São Tomás nem São Paulo, pois presume-se que a tela original (antes de ser cortada) já incluía estes dois santos.
Os especialistas não estão 100% certos da autoria da tela; no entanto, as características da pintura podem ser atribuídas com pouca margem de erro ao estilo que o pintor desenvolveu entre 1619 e 1620.
Continuar a ler7. Cabeça de veado
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Cabeça de veado |
| Título em ingles: | Head of a Deer |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1626-1636 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Embora a sua autoria não esteja comprovada a 100%, a maioria dos especialistas concorda que as pinceladas e a técnica utilizada coincidem com a abordagem estilística do pintor.
8. A Coroação da Virgem
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | La coronación de la Virgen |
| Título em ingles: | The Coronation of the Virgin |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1636 |
| Gênero: | Pintura religiosa |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
É considerada uma das obras religiosas mais significativas de Velázquez. A tela foi criada para a capela privada da rainha consorte Isabel de Borbón, no Real Alcázar de Madrid. Essa circunstância explica a delicadeza do tema e a profundidade simbólica com que o pintor aborda a representação, concebida como uma alegoria da virtude e da autoridade divina. Percebe-se uma ligação entre a figura de Isabel e o motivo central da pintura, em que a Virgem Maria ocupa um papel de soberania espiritual, reflexo da realeza terrena da rainha.
Continuar a ler9. Cristo em casa de Marta e María
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Cristo em casa de Marta e María |
| Título em ingles: | Christ in the House of Martha and Mary |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1618 |
| Tema: | Passagem bíblica |
| Se encontra em: | National Gallery, Londres. |
Uma cena bíblica pertencente ao primeiro período artístico de Velázquez. Como é frequente na pintura barroca, a cena principal é apresentada em segundo plano, mostrando Jesus a falar com as irmãs Marta e Maria. As personagens em primeiro plano: a mulher idosa e a serva, não pertencem ao texto do evangelho.
Cinquenta anos mais tarde, J. Vermeer pintou a sua própria versão do passagem bíblica.
10. Cristo na cruz
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Cristo na cruz |
| Título em ingles: | The Crucified Christ |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1632 |
| Gênero: | Pintura religiosa |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Considerada uma das representações mais sublimes de Cristo crucificado na história da arte ocidental, esta obra de Diego Velázquez combina a precisão do naturalismo com uma profunda carga espiritual. Reconhecida como uma obra-prima da anatomia masculina, seu equilíbrio entre beleza formal e dramatismo interior inspirou gerações de artistas e escritores. A serenidade da cena, despojada de qualquer elemento supérfluo, concentra a atenção na figura central e transforma o sofrimento em um gesto de quietude solene. A composição evoca o Salmo 45, versículo 3: “Tu és o mais formoso entre os filhos dos homens; a graça se derramou sobre os teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.”
Continuar a ler11. A forja de Vulcano
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | A forja de Vulcano |
| Título em ingles: | Vulcan's Forge |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1630 |
| Tema: | Mitologia clássica |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Esta é uma das obras mais elaboradas e a primeira na qual o pintor abordou um tema mitológico.
A tela mostra o deus grego Apolo a visitar a forja gerida pelo deus Vulcano para lhe dizer que Vénus, sua esposa, o traiu com Marte, que mostra o seu espanto perante as palavras de Apolo.
A composição e as proporções anatómicas finamente alcançadas são características da escola italiana, aprendidas por Velázquez durante a sua estadia em Roma.
A pintura foi criada sob uma perspectiva costumbrista, isso pode ser visto na ausência de brilhos no deus Vulcano e na substituição dos ciclopes, que são os assistentes originais do deus-ferreiro, por quatro jovens. Diego Velázquez procura trazer esta cena do Olimpo para mais perto das pessoas, apresentando-a também como um momento da vida natural.
12. A fonte dos tritões no Jardim da Ilha de Aranjuez
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | La Fuente de los Tritones en el Jardín de la Isla de Aranjuez |
| Título em ingles: | The Fountain of the Tritons in the Island Garden, Aranjuez |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1657 |
| Gênero: | Paisagens |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Esta paisagem rural representa a famosa Fonte dos Tritões, uma escultura de mármore branco que ainda se conserva e que atualmente está localizada em um dos lados do Palácio Real de Madri. Na época em que Diego Velázquez pintou esta tela, por volta de meados do século XVII, a fonte —de autor desconhecido— encontrava-se nos jardins do Real Sítio de Aranjuez, local que inspirou o pintor por sua atmosfera natural e harmonia arquitetônica. Foi transferida para sua localização atual no século XIX.
Continuar a ler13. Retrato da infanta Margarida em azul
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Retrato da infanta Margarida em azul |
| Título em ingles: | Infanta Margarita Teresa in a Blue Dress |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1659 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu de História da Arte de Viena |
Este é um dos retratos pessoais mais conhecidos do artista, representando a Infanta Margarita Teresa aos oito anos de idade, a filha predileta de Filipe IV de Espanha e protagonista da tela As meninas. Absolutamente fascinante, esta obra-prima de Diego Velázquez, destinada à Áustria em 1659, é uma joia do Barroco e um precursor visionário do Impressionismo Francês que surgiria duzentos anos mais tarde. A habilidade do artista em brincar com pinceladas grossas transforma o vestido da infanta num enigma visual que, de perto, desafia a nossa percepção. À distância, o espectador mergulha num mundo de texturas requintadas: veludo, linho, rendas de fio e a delicada pele. A iluminação magistral do rosto contra um fundo escuro adiciona profundidade e volume que convidam à contemplação. Velázquez não pinta apenas; ele orquestra um concerto sublime de estilos, texturas e volumes, enriquecendo a experiência estética e elevando-a a um novo nível de beleza.
Continuar a ler14. Francisco Lezcano, o menino de Vallecas
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | El Niño de Vallecas |
| Título em ingles: | The Boy from Vallecas (Francisco Lezcano) |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1635-1645 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
O retrato de Francisco Lezcano, conhecido como "O menino de Vallecas", é uma das obras mais notáveis de Velázquez dentro de sua série de bufões e servidores da corte de Filipe IV. Lezcano, que sofria de uma deficiência intelectual — descrita na época como "oligofrenia" —, foi bufão do príncipe Baltasar Carlos. O pintor o retrata sentado em um ambiente campestre com fundo marinho, distante de qualquer teatralidade, com uma expressão de calma e certa altivez. Ele segura nas mãos um baralho, símbolo de lazer, acaso ou do papel que o destino lhe impôs na corte. A luz concentrada no rosto e nas mãos, junto à sobriedade do restante da composição, confere ao retrato uma profundidade humana que transcende sua condição social e física.
Continuar a ler15. Retrato Equestre do Príncipe Baltazar Carlos
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | El príncipe Baltasar Carlos, a caballo |
| Título em ingles: | Equestrian Portrait of Prince Balthasar Charles |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1635 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Retrato de criança com cavalo, o príncipe Baltasar Carlos (1629-1646), filho de Filipe IV. A pintura pretendia promover a autoridade do futuro rei, que já posava ao estilo de seu pai e avô. Daí o cetro na mão direita e o traje militar, mesmo sendo uma criança.
A paisagem de fundo indica que a personagem se encontra em El Pardo (uma localidade de Madrid). A vista é direcionada para as montanhas da Serra de Hoyo de Manzanares.
16. A Rendição de Breda
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Las lanzas |
| Título em ingles: | The Surrender of Breda |
| Tipo: | Painting |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1635 |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Um momento histórico militar que destaca a vitória do exército espanhol de Filipe IV sobre os proprietários de terras nos Países Baixos. O gesto amigável dos personagens denota os termos em que a disputa foi resolvida: uma rendição considerada honrosa por Espanha.
Esta obra de Diego também é muito conhecida por As lanças (em espanhol, Las lanzas).
17. Filipe IV de Espanha
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Filipe IV de Espanha |
| Título em ingles: | Philip IV of Spain |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1656 |
| Gênero: | Retrato |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
Felipe IV (1605–1665) foi o monarca mais retratado por Velázquez. Esta obra em particular mostra o rei aos 52 anos e é uma das mais reconhecidas por sua composição limpa, realismo e vivacidade. Do mesmo autor, uma pintura quase idêntica encontra-se na National Gallery de Londres.
18. Santo Antão Abade e São Paulo, primeiro eremita
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Santo Antão Abade e São Paulo, primeiro eremita |
| Título em ingles: | Saints Anthony Abbot and Paul the Hermit |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1634 |
| Gênero: | Pintura religiosa |
| Se encontra em: | Museu do Prado, Madrid. |
A obra representa três episódios da “Lenda Dourada” de Santiago de la Vorágine (1230–1298), centrados em Santo Antão Abade e São Paulo Eremita. No centro, ambos os santos se encontram em uma paisagem rochosa — Antão vestido de marrom e Paulo de branco — enquanto um corvo desce trazendo o pão que simboliza a providência divina. Nas laterais, Velázquez integra duas cenas complementares: à esquerda, o enterro de São Paulo com a ajuda de um leão; à direita, o encontro do eremita morto em oração. A composição mantém um equilíbrio narrativo e espiritual, unindo os três momentos em uma visão harmônica única.
Continuar a ler19. Almoço de camponeses
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Almuerzo de campesinos |
| Título em ingles: | Tavern Scene with Two Men and a Girl |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1618–1619 |
| Se encontra em: | Museu do Hermitage, São Petersburgo |
Uma obra do costumbrismo sevilhano, também conhecida em inglês como The Farmers' Lunch, onde o artista retrata três homens de diferentes gerações alegremente partilhando a mesa. Na penumbra, uma servente despeja vinho para continuar a noite.
20. Três músicos
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Três músicos |
| Título em ingles: | Three Musicians |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1618 |
| Gênero: | Costumbrismo |
| Se encontra em: | Pinacoteca Gemäldegalerie de Berlim |
Situada em Sevilha, esta cena de costume pretende destacar o caráter sórdido da situação: o mais jovem dos homens, com uma expressão zombeteira, segura um copo de vinho, indicando que os três músicos já beberam. Os dois personagens à direita seguram os seus instrumentos de forma frouxa e parecem tocar música que é desarticulada e sem melodia.
A conservação da obra é excepcional, com as cores, figuras e iluminação permanecendo quase inalteradas até hoje.
21. Vênus ao espelho
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | La Venus del espejo |
| Título em ingles: | The Toilet of Venus ('The Rokeby Venus') |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1649 |
| Tema: | Mitologia clássica |
| Se encontra em: | National Gallery, Londres. |
Esta tela, conhecida como “Vênus ao espelho”, é o único nu feminino preservado do pintor. Velázquez demonstra um domínio absoluto da luz difusa e da modelagem tonal, alcançando um dos pontos mais altos do naturalismo barroco. A composição organiza-se por meio de diagonais suaves que conduzem o olhar das curvas do corpo ao espelho, integrando figura e espaço em uma unidade visual perfeita. A paleta reduzida — cinza perolado, rosa, marrom e branco — contribui para criar uma atmosfera íntima e silenciosa. A pele é construída com veladuras que suavizam os contornos, resultando em uma textura viva e luminosa, enquanto as dobras dos tecidos exibem pinceladas mais soltas e vibrantes. O contraste entre a nitidez anatômica do corpo e a indefinição do reflexo introduz um diálogo entre realidade e representação, corpo e aparência, antecipando uma surpreendente modernidade na arte de Velázquez.
Continuar a ler22. Velha fritando ovos
| Autor: | Diego Velázquez |
|---|---|
| Título original: | Vieja friendo huevos |
| Título em ingles: | An Old Woman Cooking Eggs |
| Tipo: | Quadro |
| Estilo: | Barroco |
| Técnica | Oleo |
| Suporte: | Tela |
| Ano: | 1618 |
| Gênero: | Costumbrismo |
| Se encontra em: | Galeria Nacional da Escócia |
Velha fritando ovos é uma das primeiras obras-primas de Velázquez, realizada durante sua juventude em Sevilha e considerada um marco do costumbrismo espanhol do século XVII.
A obra impressiona pela extraordinária precisão com que Velázquez reproduz uma ampla variedade de materiais e texturas: o brilho do óleo fervente, o peso do almofariz de bronze, a aspereza dos tecidos e dos legumes, as marcas de uso nos utensílios de cozinha, a madeira escura, os metais, a cerâmica e o vime. Cada elemento parece cuidadosamente disposto, não como simples adorno, mas como exercício de observação e virtuosismo técnico.
Continuar a lerPeça na seção: quadros a óleo de Velázquez
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