Pierre-Auguste Renoir
Nome completo: | Pierre Auguste Renoir. |
---|---|
Nacionalidade: | Francesa. |
Ano de nascimento: | 1841, Limoges, França. |
Ano de falecimento: | 1919, Cagnes-sur-Mer, França. |
Estilo: | Impressionismo. |
Pierre Auguste Renoir nasceu em 1841, na França. Junto com outros artistas do Impressionismo, Pierre encontrou na pintura uma maneira diferente de interpretar os acontecimentos daqueles anos. Tanto é que, através da iluminação e das cores, desenvolveu uma realidade paralela, cheia de encanto e vivacidade, que ele mesmo carecia, devido às suas dificuldades pessoais.
Um elemento pictórico presente durante toda a sua carreira é o esfumaçado característico que aplicava a nus e figuras femininas, definindo seu estilo.
Em meados de 1880, P. A. Renoir começou a sofrer de artrite nas mãos, o que fez seu trabalho tomar outro sentido. A dor o fez se concentrar e as pinturas começaram a se impregnar de um realismo nunca visto. Renoir finalmente entendeu que a realidade sem alterações também é bela, que as imperfeições contrastam com as perfeições, e é nessa diferença que reside a beleza.
Surge no pintor o desejo de viver sua realidade. Avançando em idade, continuou pintando mesmo tendo que amarrar o pincel ao pulso por causa da dor da doença. Esse amor pode ser percebido na delicadeza das figuras e na alegria que se manifesta em todos os seus trabalhos.
Quadros de Renoir
Nos seus quadros, pode-se apreciar o estilo impressionista mais puro, cultivado por apenas um pequeno grupo de fundadores do estilo. Paisagens, retratos e cenas do cotidiano compõem a maior parte do catálogo de Renoir.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Bal du moulin de la GaletteTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1876Localização: Museu de OrsayO local é um antigo moinho situado no topo de uma colina parisiense, o quadro mostra uma cena social, cotidiana de um domingo em Paris, onde a classe trabalhadora se arrumava e saía para dançar, beber e comer em Le Moulin.
Casais dançando na pista são vistos, enquanto famílias conversam sentadas em mesas, com copos de vidro e bebida. As árvores ao redor fazem com que a cena se torne algo natural, transmitindo assim um estado de ânimo de liberação e despreocupação.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1879Localização: Museu Nacional de Estocolmo, SuéciaDescreve uma paisagem inundada pela água, trata-se de um popular balneário nos arredores de Paris, frequentado por Claude Monet e Renoir, onde passavam tempo comparando suas composições e praticando a representação da luz na água, competindo para ver quem conseguia retratá-la com mais eloquência.
A versão de Renoir é feita com pinceladas mais curtas e rápidas, usando as cores diretamente do tubo. Para seus contemporâneos esta pintura estava inacabada, no entanto, hoje é considerada um exemplo clássico do impressionismo.
A beleza desta composição é sem dúvida única, a clareza das cores denota dedicação e esforço extremo.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: CostumbrismoTítulo original: Le Déjeuner des canotiersTítulo em inglês: Luncheon of the Boating PartyTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1880-81Localização: Phillips Collection, Washington, EUAA obra ilustra um grupo de amigos do pintor passando um tempo relaxante no restaurante Maison Fournaise às margens do Sena.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: PaisagemTítulo original: Le marronnier en fleursTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1881Localização: Alte Nationalgalerie, BerlimCamponeses e árvores de castanhas florescendo na paisagem primaveril francesa.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo em inglês: Two Young Girls at the PianoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1892Localização: Museu MET, Nova YorkRenoir foi um dos pintores que desfrutaram de reconhecimento e fama em vida, por isso, no início de 1892, foi convidado pelo governo francês a participar com uma de suas obras na nova galeria de artistas contemporâneos que seria inaugurada em Paris: o Museu de Luxemburgo.
Consciente de que todos os olhos estavam voltados para ele e a obra que iria executar, o artista escolheu o tema das 2 meninas sentadas ao piano, bem conhecido por ele, já que havia pintado um quadro quase idêntico há pouco tempo, que ao contrário deste, mostrava as meninas um pouco sérias, esse quadro está atualmente no Museu de Orsay, enquanto este está no MET de Nova York.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Femme à l'ombrelle dans un jardinTítulo em inglês: Woman with a Parasol in a GardenTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1873-1875Localização: Museu Thyssen-Bornemisza, MadriPara realizar esta obra, o artista se inspirou nas vistas do seu novo estúdio em Montmartre. Assim que entrou na casa, o artista ficou encantado com este jardim, que lhe pareceu um belo parque abandonado.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Les Deux Sœurs (Sur la terrasse)Título em inglês: Two Sisters (On the Terrace)Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1881Localização: Instituto de Arte de Chicago, EUAEsta pintura é uma das obras mais belas do artista, segundo os especialistas. É uma demonstração patente do virtuosismo do artista, onde ele alcança uma execução perfeita de cores vibrantes aplicadas com diferentes pincéis.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: Retrato, costumbrismoTítulo em inglês: By the SeashoreTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1883Localização: Museu MET, Nova YorkTrata-se de uma obra de estúdio, na qual utilizou a modelo Aline Charigot, que logo se tornaria sua noiva e depois esposa.
A praia que se observa ao fundo foi adicionada artificialmente e não é considerada específica, no entanto, alguns críticos a situam em algum ponto da costa da Normandia.
Este retrato representa para o artista uma nova forma de pintar, que ele mesmo chama de "seca". Caracteriza-se por dar extrema importância ao desenho da figura principal, que é delineada cuidadosamente para depois ser preenchida com um aspecto realista (em contraste com a prática geral dos impressionistas).
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: Natureza MortaTítulo original: Nature morte au bouquetTítulo em inglês: Still Life with BouquetTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1871Localização: Museu de Belas Artes de Houston, EUATrata-se de uma das obras mais refinadas desse tipo feitas pelo pintor. Nela, observam-se dois arranjos de vegetais, uma foto de família ao fundo e um leque; interrompendo o estilo puramente europeu da imagem.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Paysage à BeaulieuTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1899Localização: Hermitage, São Petersburgo, RússiaA obra mostra uma paisagem impressionista de cores verdes pastel, ideal para decorar um ambiente elegante.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Portrait de Mademoiselle Irène CahenTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1880Localização: Fundação E.G. Bührle, SuíçaEste retrato, juntamente com outros dois, foram encomendados pelo pai das meninas, um conhecido banqueiro judeu. Renoir já havia trabalhado fazendo retratos para famílias judias em Paris, no entanto, o pai de Irene não apreciou adequadamente a obra e pagou muito pouco por ela.
A pintura em si demonstra requinte, delicadeza na composição e realça a inocência e feminilidade da menina. O fundo verde do arbusto faz com que a figura principal se destaque com seu vestido branco e cabelo ruivo. Os tons bem conseguidos do vestido branco combinam com a cor azulada dos olhos e a fita do cabelo.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Rochers à l'EstaqueTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1882Localização: Museu de Belas Artes de BostonÉ uma das paisagens mais renomadas do artista. Foi pintada nos arredores rurais de Paris, enquanto o artista visitava seu amigo Paul Cézanne, que pintou vários quadros inspirados na mesma paisagem.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: La YoleTítulo em inglês: The SkiffTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1875Localização: The National Gallery, LondresNa obra, observa-se um barco longo tripulado por duas meninas navegando pelo rio Sena.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: Bouquet dans un vaseTítulo em inglês: Bouquet in a VaseTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1878Localização: Museu de Arte de Indianápolis, EUAA pintura de arranjos florais foi para o artista um excelente meio para desenvolver seu estilo impressionista particular. Com eles, combinava cores vivas com texturas que os difuminavam.
Neste quadro, apreciam-se pinceladas ricas em pintura, sobre as flores, o vaso de porcelana e também sobre a parede ao fundo. Os tons brilhantes do vaso e os suaves das flores destacam-se ainda mais com o verde "ácido" do fundo.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: PaisagemTítulo original: Brouillard à GuernseyTítulo em inglês: Fog on GuernseyTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1883Localização: Museu de Arte de Cincinnati, EUAÉ claramente distinta a pincelada esfumaçada típica do pintor, com uma composição cromática de vermelho, verde, marrom, branco e azul (mar). Os elementos apresentados são: penhasco à beira da ilha, arbustos, grama, rochas (ao fundo), uma casa e o mar.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: La lectureTítulo em inglês: Girl ReadingTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1890Localização: Museu de Belas Artes de HoustonO quadro exibe cores fortes, com tendência ao amarelo, construindo o rosto e corpo de uma menina na aconchegante atmosfera do lar. As manchas de óleo aplicadas configuram a jovem rodeada de elementos: cadeira, livro, cortinas e parede ao fundo.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoTítulo original: La Place Saint-Marc, VeniseTítulo en inglés: The Piazza San Marco, VeniceTipo: PinturaTécnica: ÓleoSoporte: TelaAño: 1881Localizado em: Instituto de Arte de MinneapolisTrata-se de uma composição impressionista colorida com traços de expressionismo, onde a figura da Catedral de São Marcos em Veneza aparece perfeitamente nítida, após uma série de manchas que representam a rua, pessoas e edifícios circundantes.
-
Autor: Pierre-Auguste RenoirEstilo: ImpressionismoGênero: PaisagemTítulo original: Paysage à WargemontTítulo em inglês: Road at WargemontTipo: PinturaTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1879Localizado em: Museu de Arte de Toledo, EUAApresenta uma mistura de cores luminosas que se fundem umas nas outras com contornos difusos. Esta pintura é uma das paisagens mais destacadas de Renoir. A obra tem a particularidade de não ter sido exibida em Paris, nem oferecida à venda; foi vendida pela primeira vez em Copenhague em 1914, após a morte do artista.
A vista de colinas rochosas, a estrada sinuosa, as linhas das árvores e as manchas que compõem os arbustos são consideradas, pelos especialistas, como tendo sido feitas com uma técnica muito avançada para a época. Renoir aplicou finas camadas translúcidas de tinta sem esperar que a camada anterior secasse, resultando em uma imagem desfocada, fluida e luminosa.
As pinturas de Renoir têm permanecido como um farol de arte que guia novos artistas sobre como usar seus pincéis para alcançar uma composição perfeita e uma paleta de cores impressionista. O legado de Renoir, sem dúvida, é o desejo de se expressar por meio da pintura.
Peça na seção de pinturas a óleo de Renoir
Pintores famosos relacionados:
↑Voltar ao topo