William-Adolphe Bouguereau
Nome de nascimento: | William Adolphe Bouguereau. |
---|---|
País de nacionalidade: | França. |
Nascimento: | 1825, La Rochelle, França. |
Morte: | 1905, La Rochelle. |
Estilo: | Academicismo. |
William Adolphe Bouguereau foi um pintor francês, vanguardista no desenvolvimento do estilo neoclássico e na aplicação de normas acadêmicas na composição pictórica.
Nasceu numa família católica, de classe média baixa, dedicada ao comércio em pequena escala de vinho e óleo. Aos 8 anos, seu tio sacerdote Eugène incutiu-lhe o amor pela natureza e arte, enquanto se destacava na escola como desenhista. Não foi senão até os 17 anos que começou a receber formação formal em artes plásticas.
Em algum momento da transição para a idade adulta, nasceu em Bouguereau o desejo firme de se dedicar à pintura, embora tenha encontrado oposição familiar, manteve firme seu propósito e planejou estabelecer-se em Paris, para o qual pintou e comercializou seus primeiros 33 quadros, enquanto vivia com sua família em Bordeaux.
Em 1846 aos 20 anos chega a Paris e começa um percurso profissional bem-sucedido, que o consagraria como um dos artistas mais apreciados e requisitados da sua época, tanto na França quanto nos Estados Unidos.
O fato primeiro que impulsionou sua carreira com grande força foi a obtenção do Prêmio de Roma, concedido pela coroa francesa, que o levou a residir na Villa Medici, onde aprendeu e se relacionou com os principais artistas europeus do momento. Daí em diante, foi requisitado pelas personalidades políticas e religiosas mais proeminentes da época, o próprio Napoleão Bonaparte encomendou seu retrato mais célebre.
Embora residisse em Paris a maior parte do tempo, constantemente voltava à sua cidade natal La Rochelle, onde morreu aos 79 anos por insuficiência cardíaca.
Obras de Bouguereau
As pinturas de Bouguereau têm como tema principal a mitologia grega e romana, que interpretou profusamente com uma pincelada hiperrealista e com uma tendência importante para descrever a anatomia humana, especialmente a feminina. Em segundo lugar, inspirou-se em cenas cotidianas, protagonizadas por crianças, e sempre com um halo fantástico.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: L'Amour et Psyché, enfantsEstilo: AcademicismoGênero: Pintura mitológicaAno: 1890Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEncontra-se em: Coleção privadaTrata-se de uma das obras mais célebres do pintor. Erroneamente, atribuiu-se a esta obra o título "O Primeiro Beijo", o qual corresponde a uma obra de 1873.
Atualmente, o quadro é parte de uma coleção privada e não está exposto ao público.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo (inglês): The PenitentEstilo: AcademicismoAno: 1876Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEncontra-se em: Galeria de Arte Laing, InglaterraMostra um rosto de uma bela jovem com véu negro, adornada em dourado com colar e bracelete. O fundo é liso: roxo degradê para laranja. A atenção na composição centra-se no rosto e nas mãos da personagem.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: Jeune fille se défendant contre ÉrosTítulo (inglês): A Young Girl Defending Herself Against ErosEstilo: AcademicismoGênero: Pintura mitológicaAno: 1880Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEncontra-se em: Museu J. Paul Getty, Los Angeles, EUAMostra uma moça, com gesto lúdico para o deus grego do amor, representado como um pequeno anjo.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: La NuitEstilo: AcademicismoAno: 1883Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaEncontra-se em: Hillwood Museum and Gardens, EUAA tela mostra um dos motivos mais repetidos na carreira do artista, uma mulher, usualmente representando uma deusa mitológica, flutuando no ar com diversos elementos, neste caso trata-se de Nyx, a deidade grega da noite (ver no Wikipedia). Outro exemplo de composição com o mesmo estilo é o quadro "A aurora".
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: L'AuroreEstilo: AcademicismoAno: 1881Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu de Arte de Birmingham, EUA.A personagem "A aurora" (ver no Wikipedia), é uma deusa da mitologia romana, conhecida por suas aparições na literatura clássica. Citada desde a antiguidade por figuras literárias como: Homero, Virgílio e posteriormente o próprio Shakespeare.
Esta obra cheia de movimento mostra uma donzela suspensa no ar tocando a água com a ponta do pé, cheirando uma flor de jarro e brandindo um tecido que por sua vez cobre seu corpo. A composição é redonda, a dinâmica da figura flui em todas as direções: cabeça, braço e pernas a partir do centro.
-
Autor: Elizabeth Jane Gardner, esposa de W. A. BouguereauTítulo original: The Shepherd DavidEstilo: AcademicismoAno: 1895Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu Nacional de Mulheres Artistas, Washington, EUA.Tela a óleo intitulada "David, o pastorzinho", realizada em 1895 pela artista Elizabeth Jane Gardner, esposa de W. A. Bouguereau.
A pintora americana se assemelhava tanto ao estilo do marido que frequentemente a autoria das pinturas é confundida.
Baseada no episódio bíblico do primeiro livro do profeta Samuel, onde o pequeno Rei David prova seu valor diante do povo, lutando com Golias e com as bestas mais fabulosas, neste caso o leão.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: PastourelleTítulo (inglês): The ShepherdessEstilo: AcademicismoAno: 1889Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu de Arte Philbrook, EUAMostra uma menina trabalhando nos Alpes, com um traje típico da época. A personagem é o foco absoluto da composição, de corpo inteiro e centrado na tela, exibindo as pinceladas realistas mais requintadas deste gênio.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: Au bord du ruisseauTítulo (inglês): At the Edge of the BrookEstilo: AcademicismoGênero: CostumbrismoAno: 1875Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Coleção privadaMostra uma menina com uma tiara de flores e trajes da época, sentada numa pedra à margem do riacho, num ambiente campestre.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: CâlinerieTambém conhecido como: Um pequeno mimoTítulo em inglês: A Little CoaxingEstilo: AcademicismoAno: 1890Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Coleção privadaMostra duas irmãs, a menor beijando na bochecha a mais velha, descalças e sentadas na entrada de uma casa da cidade. Ambas parecem estar posando especialmente para o artista.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: Le Ravissement de PsychéTítulo em inglês: The Abduction of PsycheTambém conhecido como: O Rapto de PsiqueEstilo: AcademicismoGênero: Pintura mitológicaAno: 1895Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Coleção privadaMostra o anjo cupido levando nos seus braços a Psique, a deusa mitológica grega. Mais informações da obra em Wikipedia.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: La bourriqueTítulo em inglês: The Horseback RideEstilo: AcademicismoAno: 1884Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu Berkshire, EUAMostra duas meninas brincando ao ar livre em um ambiente campestre, uma delas sentada sobre as costas da outra. Ambas em posturas complicadas, foram pintadas com proporções corporais exatas. Também o nível de detalhe de rostos, mãos e pés é máximo.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: La Sœur aînéeTítulo em inglês: The Elder SisterEstilo: AcademicismoAno: 1869Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu de Belas Artes de HoustonMostra uma menina de aproximadamente 8 anos, sentada à beira do caminho, com o horizonte de altura média mostrando um vasto vale, em um dia parcialmente nublado. Com a irmãzinha dormindo nos braços, ambas vestidas com roupas típicas francesas da época.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: Le crabeTítulo em inglês: The CrabEstilo: AcademicismoAno: 1869Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Coleção privadaMostra uma menina pequena brincando na praia com um pequeno caranguejo preto, ao fundo, o horizonte marinho e um barco com pescadores.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: O Cordeiro Recém-NascidoEstilo: AcademicismoAno: 1873Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu de Berkshire, EUAÉ uma cena campestre onde a jovem pastora, descalça e com traje humilde, acolhe em seus braços o novo cordeiro nascido no rebanho.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: Menina PequenaEstilo: AcademicismoAno: 1878Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalização: Museu Nacional de Arte Ocidental de TóquioMostra o busto de uma menina com as mãos em posição de oração e fundo preto. Como é habitual no pintor, a expressão facial, o claroscuro, as cores e detalhes estão magnificamente conseguidos.
-
Autor: William-Adolphe BouguereauTítulo original: A EspigadoraEstilo: AcademicismoAno: 1894Tipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaÉ um retrato de meio corpo de uma jovem camponesa, do século XIX, na campina francesa. Nas suas costas, um feixe de espigas de trigo. Ao fundo, a semeadura e o horizonte a meia altura.
É uma cena mitológica, onde uma donzela é abordada por sete anjos em forma de crianças.
Os personagens são recorrentes no artista, que estava quase obcecado com eles, tendo sido protagonistas das obras mais famosas de Bouguereau, o mais destacado havia sido pintado há 9 anos: "Cupido e Psique, crianças".
Um par de irmãs numa casa rural francesa, a menor mal-humorada olha distraída enquanto a outra tenta chamar sua atenção entregando-lhe um brinquedo de pano.
A tela reproduz uma moça com cajado, apoiada nas cercas de madeira que protegem o seu rebanho, ao fundo as ovelhas, um monte, vale e mar.
Uma donzela tapando os ouvidos diante das propostas de um par de anjinhos, um deles oferece a ela uma rosa vermelha, enquanto o outro a olha com ternura. Os trajes da jovem e o mobiliário de pedra são uma fusão entre a estética francesa da época e a antiga Grécia.
Atualmente, não se tem notícia da localização da obra.
Reproduz a visão de uma jovem no bosque, acompanhada por um par de anjos que lhe sussurram ao ouvido. Esta foi realizada 4 anos antes da obra "Juventude", a qual ofereceria uma composição muito similar, desta vez com a donzela tapando os ouvidos.
duas meninas francesas do século XIX, tentando retirar algo do pântano, valendo-se de um pequeno pau e linha. Ambas com expressão de tédio, com pouca esperança de alcançar seu intento, ainda assim, uma estende o braço enquanto a outra olha.
Veja na loja na seção quadros de Bouguereau a óleo
Pintores famosos relacionados na loja:
↑Voltar ao topo