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Giotto di Bondone
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Giotto y la Pintura del Trecento

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Retrato de Il Giotto.
DADOS DO PINTOR e ARQUITETO
Nome completo: Giotto di Bondone.
Nacionalidade: Itália.
Ano de nascimento: 1267, Florença, Itália.
Ano de morte: 1337, Florença, Itália.
Estilo: Pintura do Trecento, Referência do posterior Renascimento.

Giotto di Bondone, segundo narra Vasari em suas “vite”, foi encontrado por Cimabue ao vê-lo pintar em uma rocha as ovelhas do rebanho de seu pai. Ao ver o talento natural do jovem, Cimabue o acolhe como aprendiz, o que mais tarde ajudaria Giotto a superar o mestre e transcender toda uma cultura com sua técnica pictórica.

Tão famoso se tornou Giotto que lhe encomendaram numerosos trabalhos nos centros de arte da época: Assis, Siena, Bolonha, Roma, Nápoles etc. A influência de Giotto será vista ao longo de todo o Trecento.



  • "Crocifisso di Santa Maria Novella", El Giotto.

Giotto se preocupa com a tridimensionalidade do espaço, do volume dos personagens e dos gestos de rosto e mãos. Seu gosto pelas cores brilhantes e luminosas o faz chegar a misturar em uma mesma obra os azuis, vermelhos, verdes, brancos, cores terra e pretos. O caráter narrativo de suas obras faz com que as cenas estejam cheias de detalhe.



  • "Maestà di Ognissanti", El Giotto.

Após seus primeiros 3 anos de formação, Giotto se muda para Assis junto a Cimabue, com quem pinta alguns afrescos da Basílica Superior. Entre estes se sabe que pintou cenas da vida de São Francisco (28 pinturas) nas quais descreve os principais motivos de sua vida: Desde sua juventude, A expulsão dos demônios da cidade de Arezzo, o sermão às aves ou a Estigmatização, até sua morte e os principais milagres após esta. Giotto desdobra um estilo muito diferente ao de seu mestre, assim o mostra em cenas como a seguinte:



  • "Aprovação da ordem Franciscana pelo papa Inocêncio III", El Giotto.

Contexto histórico do Giotto

No início do século XIV, o Papa se muda para Avignon, fazendo com que Roma perca seu papel protagonista em tudo o que se refere à sociedade e, claro, à arte. Assis passa a ser um novo epicentro artístico, sobretudo pictórico. Siena e Florença também se tornam centros de relevância e sedes das duas escolas pictóricas mais importantes da Idade Média.



  • "Lamentação sobre Cristo morto", El Giotto.

Em pintura, o processo de transformação e ruptura da tradição bizantina começa já no final do Duecento, pelas mãos de Pietro Cavallini. Mas é já no início do Trecento que a ruptura se torna definitiva. As inovações se tornam iminentes pelas mãos de Duccio em Siena e Cimabue em Florença, mas sobretudo pelo discípulo deste último: Giotto. Ele é o verdadeiro introdutor da nova técnica pictórica, cria um novo tratamento do espaço, e alcança uma consideração social nova da arte e dos artistas.



  • "Fuga para o Egito", El Giotto.

Entre as cenas do mesmo ciclo de São Francisco, destaca-se a correspondente à expulsão dos demônios de Arezzo, claro expoente do tratamento heroico que recebe o santo. Outro exemplo da mesma exaltação heroica pode ser a de “Êxtase” ou a “Estigmatização”.


Capela dos Scrovegni

Poucos anos depois, Giotto se encontra em Pádua onde pinta os afrescos do interior da capela de Scrovegni ou de “la Arena”. A capela é construída por ordem do banqueiro Enrico Scrovegni, para expiar seus pecados. O nome da Arena é dado por sua proximidade ao anfiteatro Romano “Arena de Pádua”.



  • "Capela dos Scrovegni", El Giotto.

Os afrescos que percorrem a única nave da capela são 40 cenas da vida de Cristo e da vida da Virgem Maria, que concluem o programa iconográfico em uma cena do Juízo Final na parede ocidental. O conjunto se completa na abóbada da nave por um céu estrelado com medalhões.

O ciclo da vida da Virgem cobre as partes altas dos muros, onde se destaca o beijo de São Joaquim e Santa Ana junto à porta de Jerusalém, o nascimento da virgem e os esponsais de São José e a Virgem. Na cena dos esponsais encontramos as características essenciais da pintura de Giotto, que já encontramos em Assis. A tridimensionalidade, que se mostra com uma maior maturidade no tratamento dos volumes e cores e também Giotto aprofunda na caracterização psicológica dos personagens por meio da individualização de suas posturas e gestos.



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