Pedro Pablo Rubens
Nome completo: | Peter Paul Rubens. |
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Conhecido na Espanha como: | Pedro Pablo Rubens. |
Também conhecido como (holandês): | Pieter Paul Rubens. |
Nascimento: | 1577, Siegen, Alemanha. |
Morte: | 1640, Antuérpia, Bélgica. |
Estilo: | Barroco, Escola flamenga |
Pintor europeu, figura muito destacada do estilo barroco da escola flamenga, nascido no território do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha, de confissão católica. Sob sua tutela teve como alunos artistas destacados como Anton van Dyck.
Educado em um ambiente humanista e imerso na mentalidade renascentista, o que marcou sua evidente admiração pela beleza da Grécia antiga. Homem crente e espiritual, acreditava que sua pintura era inspirada por Deus e colaboradora importante na mensagem cristã, o que por sua vez o levou a ser um baluarte da contrarreforma católica.
O pincel de Rubens é decidido e gracioso; procura capturar um instante dentro de um evento, realizou esta tarefa com tal agudeza, que desde o início de sua carreira contou com o reconhecimento dos principais formadores pictóricos flamengos, a nobreza e a monarquia da época
Quadros de Rubens
A quase totalidade das pinturas de Rubens são de 3 gêneros: pintura religiosa, histórica e mitológica. Pontualmente também pintou retratos e cenas de caça.
Foi extremamente disciplinado e prolífico, como poucos artistas na história, possui 1403 quadros verificados, e outros tantos que foram produzidos sob sua supervisão em seu ateliê. Também pelo menos 16 obras perdidas. © diCrox
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Também conhecido como: Descendimento de CristoAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1612 - 1614Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: A Catedral de Antuérpia, BélgicaÉ a peça central de um tríptico que mostra 3 momentos da história de Jesus. A composição apresenta como figura principal Cristo sobre um tecido branco em disposição oblíqua, evidenciando o descendimento gradual do alto da cruz para a terra. Auxiliado por personagens bíblicos que tradicionalmente se considera terem estado presentes nesse momento, incluindo: a Virgem Maria, José de Arimateia, João (o apóstolo) e Nicodemos.
É considerada uma obra-prima do estilo barroco flamengo, com figuras em disposição harmônica, dramaticidade e movimento que enchem a tela, cheia de detalhes. A luz sugere ao espectador para onde direcionar o olhar.
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Autor: Pedro Pablo RubensAno: 1939Título em inglês: The Judgement of ParisEstilo: BarrocoGênero: Pintura mitológicaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museu do Prado, MadridTrata-se de uma cena mitológica, muitas vezes retratada pelo artista, embora ele tenha feito apenas 2 versões grandes e elaboradas da mesma, sendo esta a segunda. Três anos antes, ele havia pintado esta outra versão de "O Julgamento de Paris", que atualmente se encontra na National Gallery de Londres.
"Paris" é um personagem mitológico grego, príncipe de Troia. Neste episódio, ele se encontra decidindo sobre a beleza das três donzelas que se apresentam a ele.
O realismo e a aparência libertina da obra chocaram com a mentalidade dos mais conservadores do século XVIII, a ponto de se ordenar sua destruição por ser considerada indecente, na corte de Carlos III da Espanha, ordem que logo foi retirada, após uma negociação que deixou a obra escondida do público durante anos.
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Também conhecido como: Matança dos InocentesAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1612Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Galeria de Arte de Ontário, CanadáTrata-se da cena bíblica conhecida como "matança dos Inocentes", presente no evangelho segundo São Mateus, capítulo 2; quando o Rei Herodes romano, na época do nascimento de Jesus, ordenou matar todos os meninos judeus recém-nascidos, para garantir a eliminação do messias teórico sobre o qual foi avisado. Diante deste evento, José, pai adotivo de Jesus, exilou-se no Egito até que o perigo passasse. Segundo o relato, o povo judeu foi dizimado ao extremo, matando todos os meninos de até 2 anos.
A execução da obra é impecável, as anatomias, o movimento e a carga emocional dos personagens estão em um nível muito alto, considerados sublimes e um dos quadros mais perfeitos da história. Esta última afirmação é apoiada pelo preço que a obra alcançou em 2001, o mais caro até aquela data para uma pintura anterior ao impressionismo: 49,5 milhões de libras esterlinas, leiloada na Sotheby's de Londres.
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Título em inglês: The Fall of PhaetonAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1605Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Galeria Nacional de Arte, Washington, EUAEsta obra foi pintada em Roma, no início da carreira do artista. Descreve um momento da mitologia grega em que Faetonte implora a seu pai, Apolo, que lhe permita conduzir os carros de fogo. Quando Apolo, após muitas relutâncias, aceitou entregar as rédeas dos carros a seu filho, confirmou-se um de seus maiores temores: que Faetonte não tinha o temperamento e a força necessários para manter o rumo dos carros, o que desencadeou o caos no clima da terra, enquanto alguns lugares congelavam, outros ardiam com o calor.
No início de sua carreira, P. P. Rubens já era um conhecedor e amante dos ideais filosóficos clássicos. Em suas viagens às principais cidades italianas no início de 1600, aprofundou-se mais em seus conhecimentos do mundo antigo, a pintura renascentista e os autores mais próximos do modelo clássico, entre eles Rafael, Da Vinci e Michelangelo. Isso se faz evidente na estética, movimento e dramatismo deste quadro.
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Também conhecido como: Saturno devorando seu filhoAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1636Estilo: BarrocoGênero: Pintura mitológicaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museo del Prado, Madrid.É uma obra de grande realismo, que mostra o deus "Saturno", da mitologia romana e frequentemente assimilado a outros deuses gregos. Na cena, o personagem está devorando um de seus filhos, pois foi informado que um deles o destronaria, o único que sobreviveu foi Zeus, que de fato o destronou em funções e importância.
É conhecida a versão de Goya do mesmo título, embora não demonstre nem a sombra da perícia exibida por Rubens.
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Título em inglês: Samson and DelilahAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1610Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: National Gallery, LondresCena pictórica do episódio bíblico do Antigo Testamento, em que Dalila trai o herói hebreu Sansão, que estava apaixonado por ela, cortando-lhe o cabelo depois que ele confessou que sua cabeleira era a fonte de sua força.
O evento ocorre em um quarto escuro, quase apenas iluminado pela vela que a anciã segura à esquerda, ao fundo se vê uma pequena estátua da deusa Vênus, à direita os soldados esperando o momento propício para prendê-lo, uma vez que tenha perdido seu poder.
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Também conhecido como: As GraçasAutor: Pedro Pablo RubensAno: 1639Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: MadeiraLocalizado em: Museu Nacional do Prado, MadridEsta obra apresenta uma imagem puramente barroca dos personagens mitológicos chamados "Graças" ou "Cárites", que governam o domínio da beleza, sedução e sensualidade. São personagens genéricos que podem se referir tanto às filhas de Zeus, quanto a outros personagens menores, mas que cultivam as mesmas qualidades.
Este trio de personagens foi amplamente interpretado na pintura e escultura, algumas das versões mais conhecidas são as de Rafael Sanzio e Picasso.
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Autor: Pedro Pablo RubensAno: 1636Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museu do Prado, MadridTela encomendada por Felipe IV para a decoração de sua casa de recreio em El Pardo, Madrid. Apresenta personagens da mitologia romana, e o relato pretende explicar a origem da nossa Via Láctea, que nasce do leite espalhado pelo espaço, que um dia a deusa Juno deu ao seu bebê Hércules, também filho de Júpiter, que aparece pensativo à esquerda.
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Autor: Pedro Pablo RubensAno: 1635Estilo: RococóTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museu do Prado, Madrid.Apresenta uma situação de fantasia, onde pessoas comuns da época parecem convergir em um lugar idílico. Rodeadas por anjinhos e com estátuas de personagens mitológicos.
Esta obra representa uma inclinação notável ao Rococó. Rubens mostra aqui sua perícia e inclinação aos modelos de beleza clássica, bem como ao gosto pela ornamentação generosa.
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Autor: Pedro Pablo RubensAno: 1629Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museu do Prado, MadridReprodução pintada por Rubens, da pintura de Ticiano do mesmo título, em uma viagem à Espanha, onde conheceu uma boa parte de sua obra. A composição é quase idêntica, apenas varia em alguns aspectos ornamentais.
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Título em alemão: LöwenjagdAutor: Pedro Pablo RubensAno: cerca de 1621Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Pinacoteca Antiga de Munique, Alemanha"Graça e violência", com estas palavras o próprio artista se referia a esta obra, que foi encomendada por John Digby, conde de Bristol na Inglaterra.
A composição é fabulosa, mostra a luta entre o homem e a fera, 7 personagens vestidos com indumentária romana e árabe lutam contra 2 leões, que ainda não foram feridos. O movimento e a tensão do tema são notáveis, considera-se uma obra-prima do barroco europeu.
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Título em inglês: The Feast of AcheloüsAutor: Pedro Pablo Rubens com a colaboração de Jan Brueghel, o VelhoAno: 1615Estilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: MadeiraLocalizado em: Museu MET, Nova YorkJan Brueghel e P. P. Rubens eram amigos e colaboraram em várias pinturas entre 1610 e 1620, principalmente de temática mitológica. Esta obra mostra uma clara reminiscência das esculturas clássicas gregas; no centro, o deus do rio Aqueloo (de mesmo nome) conversa com Teseu (o herói grego).
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Autor: Pedro Pablo RubensAno: 1618Estilo: BarrocoGênero: Pintura religiosaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaLocalizado em: Museu Gemäldegalerie, BerlimSão Sebastião é um dos trabalhos mais simbólicos do pintor, a tela mostra as características clássicas de seus traços: personagens realistas, movimento, anatomias sinuosas e cores fortes.
Peça-o na seção de quadros de Rubens a óleo
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